Publicado por: virgiliodemelofranco | maio 17, 2009

Mini-expedição Manuelzão – Contagem requalifica o Arrudas

Caminhada

Caminhada

Foi com grande prazer e expectativa que a Escola Municipal Virgílio de Melo Franco, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Contagem, com COPASA e com o Projeto Manuelzão participou, no dia 15/05/2009, da mini—expedição “(Re)conhecendo o Arrudas”.

Esta mini-expedição também aconteceu em outros lugares e, em nossa região (Vila São Paulo), trouxe o tema: Contagem requalifica o Arrudas.

A cidade de Contagem está inserida na bacia do Rio das Velhas, através do Ribeirão Arrudas, e representa, hoje, um dos maiores poluidores desta bacia.

Este encontro teve como objetivos principais:

• Conscientizar os estudantes e comunidade local do nosso pertencimento à Bacia do Rio das Velhas;
• Refletir, discutir, divulgar e trabalhar ações para o alcance da Meta 2010;
• Conscientizar estudantes e comunidade sobre a importância da requalificação e preservação do Arrudas e sobre a importância da mobilização social com o objetivo de se alcançarem as metas propostas para 2010;
• Celebração da parceria Escola Municipal Virgílio de Melo Franco/ Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Contagem / COPASA / ONG CONVIVERDE/ Comunidade Vila São Paulo e Prefeitura Municipal de Contagem para participação na META 2010.

Durante o dia, houve uma série de atividades voltadas para a questão ambiental, preservação do Arrudas e do Rio das Velhas.

Pela manhã, iniciamos com a concentração dos estudantes na escola e depois demos início à caminhada ecológica. Passamos pelo encontro do Arrudas com o Córrego Ferrugem, na Avenida Tereza Cristina.
Durante a caminhada, procurou-se informar a comunidade sobre a realização dos projetos de Educação Ambiental s na Escola Virgílio, sobre nossa localização na Bacia Hidrográfica Arrudas-Velhas, bem como sobre a importância da conscientização e participação de todos para o alcance da META 2010.

A META 2010 é uma proposição do Projeto Manuelzão/UFMG e um compromisso firmado pelo governo do Estado de Minas Gerais que inclui: NAVEGAR, PESCAR E NADAR NO RIO DAS VELHAS ATÉ 2010.

A Escola Municipal Virgílio de Melo Franco, comprometida com a preservação ambiental, insere-se como participante dessa meta e realiza projetos de Educação Ambiental com seus estudantes.

A Direção e equipe pedagógica, preocupadas com as graves enchentes ocorridas na região, e comprometidas com a formação integral dos alunos, considerou oportuna a participação nesta mini-expedição e na celebração de parcerias com diversos segmentos para que comunidade Vila São Paulo, Escola Virgílio, empresas e poder público, possam reconhecer, discutir, refletir e participar ativamente de ações para a solução dos problemas ambientais que tanto afetam nossas crianças, jovens, adolescentes e idosos.

Durante a caminhada, um grupo de estudantes recitava a Declaração Universal dos Direitos da Água. Houve uma concentração na Praça Louis Ensch, onde tivemos um momento solene: a chegada da delegação da Expedição (Re)conhecendo o Arrudas. Para simbolizar este encontro, bem como a parceria Escola Virgílio/COPASA e Prefeitura de Contagem, a professora Vânia Lúcia Consolação Rezende Ribeiro (que desenvolve projetos de meio ambiente com outros professores, no 1º e 2º turnos) afixou no estandarte da Expedição Manuelzão o símbolo desta parceria, deste compromisso, enfim, deste pacto ecológico.

DSC04775

Contamos, também, com o apoio de um grupo de percussionistas do programa Fica Vivo de Nova Contagem.

O estandarte foi uma obra confeccionada pela participação coletiva dos contribuintes da Mini-expedição e foi entregue aos expedicionários do Velhas, como símbolo dos múltiplos significados do ribeirão Arrudas. Para este encontro com os caiaqueiros expedicionários, a pedagoga Cláudia Helena Lopes Gonçalves acompanhou a delgação do Manuelzão, após a solenidade, até o encontro Arrudas-Rio das Velhas.

DSC04887
Na praça, durante a solenidade, houve a participação de representantes da parceria celebrada, dentre eles: Secretário Municipal de Meio Ambiente de Contagem, Jander Filaretti, Secretário Municipal de Educação de Contagem, Lindomar Diamantino Segundo, Coordenador do Projeto Manuelzão/UFMG, Gerente da Copasa, Presidente da Ong Conviverde, e Presidente do sub-comitê Arrudas. Além do símbolo da parceria supracitada, a ong Conviverde também afixou no estandarte o símbolo de um Ipê e entregou ao Secretário Municipal de Meio Ambiente, Jander Filaretti, e ao diretor da Escola Virgílio, Marcos Celírio, uma muda de Ipê, também simbolizando uma parceria e o início de uma série de ações em prol da preservação e revitalização do Arrudas e do Rio das Velhas.

Secretário de Meio Ambiente, Jander Filaretti, Profa. Vânia e Diretor Marcos.

Secretário de Meio Ambiente, Jander Filaretti, Profa. Vânia e Diretor Marcos.

O diretor Marcos Celírio encerrou a solenidade agradecendo à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Contagem, à Secretaria Municipal de Educação de Contagem, à Secretaria Adjunta de Limpeza Urbana, à COPASA, à ONG Conviverde, ao Projeto Manuelzão, às pedagogas, aos professores e demais funcionários da Escola Municipal Virgílio de Melo Franco e aos Agradecemos, aos alunos pela brilhante participação e atuação nessa aula de cidadania e Educação Ambiental e ao grupo Fica Vivo, pela participação no evento e aos oficineiros e palestrantes.

Logo após deu-se início à caminhada de retorno para a escola, onde os estudantes, após lancharem, participaram de oficinas e palestras. O Diretor ressaltou a importância desta iniciativa, neste ano em que a Escola Municipal Virgílio de Melo Franco completa 60 anos de trabalho com a comunidade Vila São Paulo, em busca de uma educação de qualidade e transformação da sociedade.

Alunos participando de oficina.

Alunos participando de oficina.

Durante o segundo turno, os alunos do 1º e 2º ciclos assistiram à apresentação da peça teatral “O Rapto da Cebolinha” pelo Grupo VerdePerto. Após a apresentação, os estudantes participaram de palestras e oficinas.

Queremos parabenizar, aqui, aos nossos estudantes, professores, pedagogas e demais funcionários pela atuação no Projeto.

Queremos parabenizar e agradecer, também à nossa grande colaboradora e parceira, Gaby Costa, da COPASA, ao Leonardo do NRE Industrial, ao Wagner Donato, coordenador de Educação Ambiental da SEMA e a Mara, coordenadora de Educação Ambiental da SEDUC.

Palestra - Secretaria Adjunta de Limpeza Urbana.

Palestra - Secretaria Adjunta de Limpeza Urbana.


Deixe um comentário

Categorias